Circularidade dos Plásticos na Reunião Anual World Economic Forum em Davos
Participação na Sessão Multilateral para a Circularidade dos Plásticos na Reunião Anual World Economic Forum em Davos, organizada por Clemence Schmid, Diretor do Global Plastic Action Partnership com comentários finais de Gim Neo, Diretor Geral do Centro para a Natureza e o Clima no Fórum Econômico Mundial.
Esta discussão explorou como criar um ambiente propício que apoie a transição circular do setor de plásticos, garantindo que a prosperidade econômica e os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam alcançados. Também participaram Inger Andersen, Diretor Executivo UN Environment Programme (PNUMA), Parnpree Bahiddha-Nukara, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Lisa Gibby, Diretor de Comunicações da Nestlé, Monica Medina, CEO da Wildlife Conservation Society, Jeanne d'Arc Mujawamariya, Ministro do Meio Ambiente de Ruanda, Arnoldo Andre - Tinoco, Ministro das Relações Exteriores da Costa Rica, Doug Arent,
Executive Director na empresa National Renewable Energy Laboratory.
Global Plastic Action Partnership (GPAP) facilita o diálogo e a colaboração entre governos, empresas e sociedade civil para promover a negociação, adoção e implementação bem-sucedidas de tratados, reunindo líderes influentes do espaço dos plásticos – governos, empresas, universidades e ONGs – esta Parceria cria uma colaboração para acelerar a ação necessária para combater a poluição plástica, nos níveis nacional e global.
Em 2022, 175 United Nations Estados-membros concordaram em desenvolver um instrumento juridicamente vinculativo para acabar com a poluição por plástico. Em setembro de 2023, foi definida a base de um zero-draft. O projeto de resolução propõe uma abordagem abrangente e à escala do sistema, promovendo uma economia circular e abordando todo o ciclo de vida dos plásticos, prevendo-se um acordo internacional até 2025. Enquanto isso, qualquer que seja o instrumento internacional acordado, as Parcerias Nacionais de Ação Plástica apoiarão os países a estarem bem preparados e à frente na implementação de soluções.